Cotação actualizada ao minuto

(21-01-2017 às 23:40:50)

VALOR DE COMERCIANTE

Definição e Origem da Numismática

 

A palavra numismática deriva do grego clássico νόμισμα - nomisma, através do latim numisma, é a ciência que tem o objectivo do estudo das moedas e das medalhas.

Por numismática entende-se o estudo científico das moedas e medalhas, porém na actualidade o termo “numismático” é usado como sinónimo de coleccionismo de moedas, bem como o estudo dos objectos semelhantes às moedas, como por exemplo as medalhas ou outros artefactos.

A atenção da numismática centra-se na moeda enquanto peça impressa através de cunho.

Cabe ao numismata (pessoa versada em numismática) analisar as moedas com recurso a diferentes métodos e dessa forma procurar obter diversas informações. Durante esse processo o numismata faz uso dos seus conhecimentos adquiridos através de outras disciplinas como a história, a cronologia, a metrologia, a simbologia, a epigrafia, a heráldica, a iconografia, a geografia, a economia, noções dos processos de metalurgia e da evolução nas artes, entre outros.

Compramos ouro ao melhor preço!

Simulador Ouro, Prata, Paládio e Platina

Visite também, peças com mais valorAvaliador Oficial e critérios de avaliaçãoContacte-nos!

Avaliador Oficial

numismática clássica subdivide-se em duas partes distintas:

- A teórica, que estuda a nomenclatura numismática e os métodos de classificação e conservação das moedas.

- A histórica, que estuda o desenvolvimento da moeda nas diferentes partes do mundo ou de uma região específica, promovendo também a classificação de suas emissões.

Nos trabalhos científicos a distinção as duas áreas é frequentemente subtil, já que embora distintas as duas áreas são complementares.

O que se entende por moedas?

Moedas são peças metálicas produzidas por uma autoridade com o propósito de uso como dinheiro, ou seja, permitindo transacções comerciais e pagamentos de dívidas.

As primeiras moedas metálicas surgiram por volta de 2000 AC, à época, não existia um padrão nem certificação, como tal, era necessário pesar todas as peças antes de qualquer transacção por forma a verificar a sua autenticidade e valor como unidade de troca.

Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica, a cunhagem das primeiras moedas teve início por volta do século VII AC.

Conheça as peças com mais valor!

Conheça como se compra e transmite Cautelas de Penhor.

Saiba também quais são os nossos critérios de avaliação!

Arlloufil Lda, faça parte de uma história de sucesso!

Newsletter

Fique a par das nossas novidades!

  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
  • Cotações do Ouro - www.kitco.com
  • Cotações da Prata - www.kitco.com
Partilhar